Campanhas internas: como fazer e engajar os condôminos

Elas fazem parte de uma boa parte dos condomínios, as campanhas internas podem e devem ser consideradas um importante meio de comunicação entre a administração do condomínio e os condôminos. As campanhas internas servem como ferramenta principal no trabalho de conscientização da comunidade condominial.

A conscientização, é o principal objetivo nas criações de campanhas internas. Isso porque em um condomínio, onde residem pessoas dos mais diferentes tipos, nem sempre há entendimento geral sobre questões que envolvam  o regimento interno ou ações a serem tomadas. Para unificar esse entendimento, e até aproximar as pessoas da realidade, as campanhas cumprem bem a função.

No entanto, para que a divulgação proposta na campanha interna aconteça de maneira eficaz, o envolvimento da comunidade condominial é essencial.

Nesse momento, entra o importante papel do síndico. Sua ação é determinante no alcance da conscientização desejada, que é conseguida somente com o atendimento de algumas tarefas básicas. Entre elas, vale destacar a definição clara sobre o foco da campanha, bem como os motivos para realizá-la. Tudo isso, dando aos condôminos o protagonismo para o sucesso de cada ação.

Outra atuação fundamental do síndico diz respeito à estruturação e preparação de cada campanha interna. É onde tudo começa. No caso de uma campanha de separação de lixo, por exemplo, estruturar quem buscará os lixos, ensinar os condôminos como realizar a separação e garantir o local onde o lixo permanecerá separado, são alguns dos cuidados que devem ser tomados, para que a campanha seja bem sucedida. Sem essa etapa de preparação, nenhuma campanha terá o resultado desejado.

Tipos de campanha

Entre os tipos de campanhas internas realizadas dentro dos condomínios, além da reciclagem de lixo citada acima, temos aquelas ligadas diretamente à saúde, como as campanhas de vacinação.

Essas, inclusive, têm se tornado uma tendência no universo condominial. As vantagens são para todos. O síndico traz essa comodidade para o condômino, ele se sente valorizado por essa iniciativa do síndico e da empresa envolvida nessa parceria. Os funcionários também engajam-se bastante nesse tipo de iniciativa, e todos saem ganhando.

Outras campanhas internas muito comuns são aquelas envolvendo as questões sociais, como as campanhas de doação de agasalhos, brinquedos e alimentos, entre outras.

O desafio de engajar

Independentemente do tipo de campanha a ser realizada, ela só acontece de forma eficaz se houver engajamento dos condôminos, o que se traduz num grande desafio para os síndicos, uma vez que não é nada fácil engajar diferentes pessoas que, muitas vezes, possuem somente o endereço da residência em comum.

Achar o ponto certo no ato de chamar a atenção das pessoas é igualmente estratégico. Sob esse aspecto, vale lembrar que as pessoas geralmente atentam apenas para seus próprios interesses e, para conseguir atrair a atenção geral, o condomínio deve fazer uso de diferentes recursos.

A elaboração de materiais como cartazes e adesivos, assim como a gravação de vídeos rápidos, peças a serem expostas em elevadores, no hall de entrada ou na garagem, entre outros locais, são alguns exemplos de recursos.

Além de serem colocadas em pontos estratégicos do condomínio, essas criações podem ser enviadas por Whatsapp ou por aplicativos especialmente desenvolvidos para aquela comunidade condominial.

É necessário planejamento 

Justamente pela diversidade que forma o público condominial, a pulverização de ações é um passo importante para tornar o mais eficaz possível cada campanha interna. Cada um reage e é atraído de uma forma. Assim, quanto maior os canais de comunicação utilizados na ação, melhores serão os resultados.

Porém, tão importante quanto ter diferentes canais de comunicação, é saber como usá-los de forma eficiente. É essencial, então, planejar de forma que as mensagens sejam estruturadas de acordo com cada tipo de recurso de comunicação. Muitas vezes, o síndico não tem esse dom. Nesses casos, ele deve procurar alguém com esse conhecimento dentro de sua equipe ou contar com o apoio e experiência da administradora condominial.

Com foco claro, engajamento, pró-atividade e planejamento do síndico, além do conhecimento acerca dos possíveis recursos de comunicação de modo que garanta o pleno envolvimento de toda a coletividade, as campanhas internas em condomínios são valiosas. Elas servem muito bem para os mais diferentes tipos de necessidade, seja para ampliar a segurança do condomínio, seja para realizar reciclagem de lixo ou qualquer outra ação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s