5 dicas essenciais para fazer o seu controle de gastos

Entre as atividades que são realizadas pela administração do condomínio, o controle de gastos é provavelmente uma das mais importantes e que exigem grande atenção aos detalhes e às decisões estratégicas a serem tomadas. Como toda ajuda é muito bem vinda, neste artigo separamos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa ao longo do ano.

1. Transforme os dados em informação

Dados podem ser muito úteis se forem interpretados. Ter acesso às informações sobre gastos anteriores é muito importante, mas o principal é conseguir transformar esses números em informação útil. Não existe coisa pior do que se deparar com um relatório transbordando dados e não conseguir tirar dele informações precisas. A palavra de ordem aqui é objetividade, não se iluda com números bonitos, o que nos leva a próxima dica. 

2. Desvendando os gastos

Precisamos entender que quantidade e qualidade não são a mesma coisa. A organização é muito importante na hora de analisar os gastos, portanto saber com exatidão quais foram os destinos dos gastos anteriores é uma forma bastante eficiente de se prevenir contra os “sustos”. Sempre irão existir situações adversas, porém quanto melhor forem as informações, maior será a capacidade de lidar com imprevistos. 

3. Conheça o seu condômino

Cada condômino tem seus próprios hábitos e comportamentos diferentes. Conhecer quem compõe essa diversidade no condomínio é importante para poder observar as variações nas despesas. A sazonalidade será influenciada por diversos fatores, como:

  • idade média
  • filhos
  • época do ano
  • renda familiar
  • região
  • alterações do clima
  • economia, e etc

Lembre-se, a principal ideia aqui é adquirir o máximo de informações valiosas para nunca faltar recursos para o cumprimento das obrigações.

4. Tempo é dinheiro!

Tempo é dinheiro, mas tomar uma decisão precipitada pode custar ainda mais caro. Ganhar eficiência e reduzir os erros na gestão é fundamental para manter os gastos em equilíbrio.

Por isso, escolher uma ferramenta que oferece todo suporte que você precisa para uma administração inteligente e processos mais ágeis é muito importante.  

A Communy desenvolveu uma solução que vai poupar você de ter que lidar com planilhas, com falhas de comunicação com os condôminos, com problemas na portaria do seu condomínio. 

5. Transparência

Conseguir a colaboração de todos é bem mais facil quando as informações são conhecidas e baseadas em fatos. Explore os recursos de comunicação disponíveis para explicar e incentivar possíveis campanhas de conscientização de consumo. 

Por diversas vezes a comunicação em áreas comuns não é tão eficiente e pensando neste fato, através do Communy é possível fazer isso de forma não invasiva, através dele é possível enviar textos, notificações diretamente para os celulares e e-mails dos condôminos. Muito mais profissional e eficiente, não é mesmo? 

Promover o coletivo é uma forma criativa de colaborar nos gastos e gerar surpresas positivas no fim do mês.

Esperamos que esse conteúdo lhe ajude a cuidar da saúde financeira do seu condomínio. Quais outros assuntos lhe interessam? Precisa de mais dicas para algum outro aspecto da administração condominial? Deixe nos comentários! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s