O que fazer em caso de inadimplência no condomínio?

Se prevenir e agir antes dos casos de inadimplência acontecerem no condomínio é ótimo, mas o que fazer se esse problema já estiver acontecendo? O síndico precisa agir rápido diante desse problema, mas também é preciso exercitar algumas características básicas como a persuasão, empatia, comunicação, conhecimento de legislação e finanças.

Antes de tomar qualquer medida legal, é importante que você síndico ou administrador tenha uma conversa amigável com o condômino inadimplente. Agende uma reunião com ele e tente entender qual a situação atual dele, o motivo do atraso no pagamento de taxas condominiais, dessa forma é muito mais fácil de chegar a uma resolução do problema ou mesmo a um acordo entre as partes.

Caso não seja possível chegar a um acordo, uma outra opção é tentar resolver na esfera jurídica. Há alguns anos atrás, era um pouco mais difícil e burocrático realizar uma cobrança judicial. Hoje em dia não é mais assim devido ao novo Código de Processo Civil, que trouxe consigo algumas mudanças importantes no procedimento de recuperação de créditos condominiais. Em resumo, a cobrança de condomínio hoje pode ocorrer de modo semelhante a um cheque ou uma nota promissória. São ações mais rápidas e com defesas limitadas para o devedor, fazendo com que o leilão da unidade individual, que acontece apenas em último caso, seja uma ameaça real.

Antes de dar início a uma ação judicial, o condomínio deve contar com a orientação de um advogado para avaliar cada caso individualmente. Também é preciso que a administração esteja em dia com toda a parte documental, de posse de todos os boletos em atraso e as atas de assembleia para que sejam comprovados os débitos decorrentes de cota extraordinária.

Mas antes de ser necessário tomar medidas extremas, recomendamos que você mantenha o condômino inadimplente informado sobre os débitos em aberto. Veja a seguir como fazer isso através do Communy.

Como informar a inadimplência para os condôminos?

Existem três formas de informar para os condôminos da inadimplência da Unidade: 

  • Através da Notificação de Débito;
  • Através do Boleto com Balancete;
  • Através do Aplicativo;

Vamos detalhar cada item abaixo.

Informar a Inadimplência através da Notificação de Débito

Nesse formato, o gestor tem duas opções de gerar o Relatório de Notificação de Débito e enviar para o condômino responsável pela Unidade:

Informar a Inadimplência através do Boleto com Balancete

Nesse formato, o condômino receberá todo o mês o seu boleto com a informação de inadimplência. Para habilitar essa opção, acesse o artigo Como exibir as inadimplências no boleto.

Informar a Inadimplência através do Aplicativo

Nesse formato, o condômino receberá uma mensagem de alerta toda vez que acessar o aplicativo da Communy. Para habilitar essa opção, acesse o artigo Como exibir as inadimplências no Aplicativo.

Esse conteúdo ajudou você? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe com sua equipe! Se quiser continuar acompanhando as atualizações do nosso blog, siga a Communy nas redes sociais. Ou melhor se quiser saber mais sobre a nossa solução para gestão de condomínios entre em contato conosco.

Um comentário sobre “O que fazer em caso de inadimplência no condomínio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s